NUPE
PRODUÇÕES E PUBLICAÇÕES

 

Teses

Graziela Lucchesi Rosa da Silva - Educação de jovens e adultos e psicologia histórico-cultural: a centralidade do trabalho na aprendizagem e no desenvolvimento de trabalhadores precariamente escolarizados

Guilherme Souza Cavalcanti de Albuquerque - As determinações do capital sobre a formação do trabalhador em saúde: um estudo sobre reformulações curriculares em dois cursos de medicina do Paraná

Natalia de Lima Bueno - Tecnologia educacional e reificação: uma abordagem crítica a partir de Marx e Lukács

Sidinei Pithan da Silva - Modernidade / pós-modernidade e educação no contexto do capitalismo tardio

Dissertações

Marcelo José de Souza e Silva - A educação farmacêutica como instrumento para manutenção ou transformação da sociedade: um estudo a partir do curso de farmácia da UFPR

Mozart Silvano Pereira - Democracia, legitimidade e capitalismo: para uma crítica da teoria jurídico-política de Habermas

Renata Jacintho Siqueira de Moraes - O alcoolismo e o alcoolista no capitalismo: a psicologia histórico-cultural na defesa da historicidade para o enfrentamento do problema

Rhayane Lourenço da Silva - Leontiev e a natureza social do psiquismo: das lacunas no texto à totalidade na história

Monografias

Felipe Rigon Spack - O regime jurídico do emprego doméstico: uma leitura através do materialismo histórico-dialético

Guilherme Ferreira Ribeiro - Instrumento Mediado e Potencialização do Corpo na Educação Física

Mozart Silvano Pereira - Para uma epistemologia jurídica crítica: considerações acerca do relativismo pós-moderno a partir do materialismo-histórico

Patrícia Verlingue Ramires Monteiro - O desenvolvimento da abstração para a psicologia histórico-cultural: considerações sobre o papel da educação escolar

Remom Matheus Bortolozzi - Contribuições da psicologia histórico-cultural para o enfrentamento do trabalho infantil: buscando compreender para além do fenômeno

Renata Jacintho Siqueira de Moraes - Trabalho alienado e adoecimento psíquico da classe trabalhadora: contribuições à luz da psicologia histórico-cultural

Rhayane Lourenço da Silva - Violência sexual contra crianças e adolescentes: estudo a partir da psicologia histórico-cultural

Sylvia Malatesta das Neves - Poder empregatício: relações entre instância jurídica, condições materiais de produção e ideologia

Artigos

Lígia Regina Klein - Alfabetização e letramento: considerações sobre a prática pedagógica no ensino da língua

Lígia Regina Klein - Diretrizes Curriculares de Língua Portuguesa do estado do Paraná: avanços e retrocessos

Lígia Regina Klein e Bianca Larissa Klein - Ontologia humana e trabalho alienado

Trabalhos Apresentados

V EBEM

Bianca Larissa Klein - Escola para o trabalhador: o direito à educação posto à prova

Consuelo Alcioni Borba Duarte Schlichta - Arte, educação e formação dos sentidos humanos

Graziela Lucchesi Rosa da Silva - O enaltecimento das especificidades e da diversidade e a fragmentação do conhecimento científico na educação de jovens e adultos: contribuições da psicologia histórico-cultural

Juliana Pereira Franco de Oliveira, Maria de Lourdes Mattos Menna Barreto e Miriany Litka - Tempo livre para o estudo e seu impacto na organização pedagógica em EJA

Lígia Regina Klein e Maria Auxiliadora Cavazotti - Tempo escola x tempo trabalho: esferas antagônicas para o proletariado?

Remom Matheus Bortolozzi e Rhayane Lourenço da Silva - Centro Popular de Cultura: projeto Sabará

Vilson Aparecido da Mata - Emancipação e educação em Marx: entre a emancipação política e a emancipação humana

 

 

(atualizado em 23.02.2014)