1. OBSERVATÓRIO DE EDUCAÇÃO – CAPES
1.1. Formação do Professor e Pesquisador na EJA: ênfase no letramento e na alfabetização cientifica e tecnológica.
O Projeto de Estudo e Pesquisa Educacional “Formação do Professor e Pesquisador na EJA: Ênfase no Letramento e na Alfabetização Científica e Tecnológica” proposto conjuntamente pela Universidade Federal do Paraná/UFPR e Universidade Estadual de Ponta Grossa/UEPG, nos termos do EDITAL Nº001/2008 – CAPES/INEP/SECAD, insere-se no esforço de implantação de Núcleo em Rede de cooperação acadêmica no país, na área de Educação de Jovens e Adultos, para fomento à formação de professores, no âmbito da Educação Básica, bem como a formação de pesquisadores capacitados na investigação das questões educacionais, com apoio na disseminação e análise das informações dos bancos de dados do INEP. Objetiva produzir metodologia de Letramento e Alfabetização Científica e Tecnológica, para EJA, por meio da realização de uma experiência de letramento e formação política de trabalhadores, na qual se articula a prática pedagógica à construção coletiva de mapa social da comunidade, a partir de informações e interpretações sustentadas nos discursos dos sujeitos da comunidade; em bases de dados; em teorizações filosóficas e científicas e em textos cotidianos.
2. LICENCIAR UFPR
2.1. Formação do professor e pesquisador na EJA: alfabetização artística e leitura de imagens
O Projeto “Alfabetização artística e leitura de imagens”, integrante do Projeto de pesquisa “Formação do professor e pesquisador na EJA: ênfase no Letramento” voltada aos trabalhadores da Vila Sabará em Curitiba, se propõe, em primeiro lugar, a investigação sobre os pressupostos teórico-metodológicos referentes à leitura de imagens e sistematização de metodologias e materiais pedagógicos para a EJA. A imagem entendida como representação exige também uma investigação dos conceitos de transparência (o que é dado a ver) e de opacidade (o que legitima ou quem ela representa). Sobre a metodologia, por sua vez, investigar as razões que levam muitos professores restringirem suas práticas à leitura de imagens e ao estudo da História da Arte centrado na obra e no artista e quais são as concepções de conhecimento, arte e educação que sustentam o ensino e a aprendizagem. Segundo, entendendo-se que a formação dos sentidos humanos se dá pari passu com a atividade de apreciação e de produção dos objetos artísticos; que a interação entre o sujeito e o objeto não se dá direta e imediatamente, mas precisamente na dimensão da práxis vital, propor uma formação contínua e sistemática, teórica e prática de professores para a alfabetização artístico-visual e à leitura de imagem na EJA.Terceiro, investigar e sistematizar os saberes artísticos relativos do ensino da arte, problematizando o lugar de destaque dado a leitura de imagens neste ensino. Nesse sentido, também desenvolver uma análise histórica sobre o papel do ensino da arte, a partir do trabalho na sua dimensão de produção da existência humana em suas múltiplas possibilidades para proceder à crítica a aparente neutralidade de muitas das atuais propostas curriculares. Por ultimo, pensar os materiais pedagógicos, em modalidade impressa e multimídia, com ênfase no texto não verbal e alfabetização necessária à leitura de imagens.
2.2. Formação do professor e pesquisador na EJA: ênfase no letramento
Não obstante verificar-se, nas últimas décadas, uma redução nos indicadores de analfabetismo, ainda se constata que, no início do século XXI, há um número expressivo da população de jovens e adultos paranaenses que se encontram excluídos do domínio fluente da leitura e da escrita.
A PNAD (Pesquisa Nacional Por Amostragem), realizada pelo IBGE, fornece estimativas acerca da progressão do percentual de analfabetismo no Paraná. Segundo a PNAD, em dados de 2004 a 2006, verifica-se que em 2004, havia 599 mil pessoas com 15 anos ou mais não alfabetizadas (7,9 %); em 2005, havia 542 mil pessoas com 15 anos ou mais não alfabetizadas (7,08 %); e no ano seguinte, havia 508 mil pessoas com 15 anos ou mais não alfabetizadas (6,51 %) (SEED/PR, 2008).
Por outro lado, a tais índices se acrescenta o problema do analfabetismo funcional, reclamando uma concepção de letramento como pressuposto para a inserção efetiva na cultura letrada, na ciência, bem assim, maior autonomia nas práticas sociais que requeiram fluência de leitura e escrita.
Levando em conta tais índices e considerando que o acesso à cultura letrada demanda a construção de modelos pedagógicos próprios, capazes de criar situações que atendam às necessidades de aprendizagem da população de jovens e adultos trabalhadores, este projeto objetiva desenvolver uma experiência de letramento com trabalhadores, a partir da qual se possam investigar os determinantes que facilitam ou dificultam o processo de aquisição da leitura e da escrita.
2.3. Formação do professor e pesquisador na EJA: letramento e inclusão em comunidade de trabalhadores da vila Sabará/CIC
O Projeto tem como proposta o desenvolvimento de práticas de letramento em uma comunidade de trabalhadores da Vila Sabará – CIC, pela ação integrada de professores e estudantes de diferentes setores da UFPR na produção do mapa social da comunidade envolvida, com apoio em categorias de análise do método do materialismo histórico-dialético. As práticas de letramento pressupõem a leitura e interpretação de textos orais e escritos, análise lingüística e atividades de sistematização do código., cujo referencial teórico respalda-se na concepção dialógica bakhtiniana. Buscando contribuir na formação docente, em contextos inclusivos, a proposta prevê a reflexão/ação sobre as adequações teórico-metodológicas necessárias à efetivação dos processos de letramento de possíveis jovens e adultos com deficiências, identificados na comunidade. Na perspectiva da educação inclusiva, os recursos e serviços da educação especial são conhecimentos que devem ser incorporados, continuamente, aos processos de reflexão/ação nas práticas docentes. Os objetivos prevêem: qualificar as Licenciaturas, por meio da formação teórico-metodológica de Letramento, com recursos de acessibilidade para possíveis jovens e adultos com deficiências, produzir o mapa social da comunidade, articulando as informações das bases de dados do INEP, IBGE, IPARDES e SEED-PR e os discursos dos trabalhadores. Até o momento, apresentam-se como resultados a articulação teórico-prática na formação dos pesquisadores, possibilitada pela inserção em eventos da comunidade e mobilização dos trabalhadores, pela pesquisa na base de dados e estudos teóricos; a formação de uma turma de letramento de jovens e adultos e um curso de formação de alfabetizadores. Como principal desafio apresenta-se a não-participação de pessoas com deficiência nas turmas de letramento, reforçando os mitos da segregação e da incapacidade, presentes no senso-comum, que alimentam as práticas de exclusão a que essa população tem sido submetida, historicamente.
3. PIBIC UFPR
3.1. A formação da consciência do trabalhador: manifestações de conteúdo de consciência social em eventos artísticos, nas comunidades de trabalhadores.
MARX e ENGELS (1993) teorizaram a relação teoria-prática, que fundamenta o processo de produção da consciência, esclarecendo que os trabalhadores submetidos ao trabalho alienado estão sujeitos a uma visão de mundo que tende a encobrir a natureza das relações sociais inerentes ao modo de produção capitalista. Esta compreensão é retomada por MÉSZAROS (2000), quando afirma que o processo alienado de trabalho, na sua forma contemporânea, produz a alienação material e intelectual do trabalhador: vale dizer, a alienação teórica e prática.
A partir dessa teorização, pretende-se desenvolver uma investigação empírica sobre os conteúdos de consciência de trabalhadores, bem como a possibilidade de intervenção crítica sobre tais conteúdos. Para tanto, buscar-se-á, a partir da apreciação e discussão de expressões artísticas, tais como cinema, artes plásticas, música e outras manifestações culturais recorrentes na comunidade, fazer aflorar idéias e valores que expressam sua visão de mundo e promover processos de reflexão crítica sobre a mesma.
Espera-se que o adensamento do nível de consciência dos trabalhadores contribua para o fortalecimento das lutas sociais. Esse resultado é especialmente importante neste momento em que se observa um refluxo dos movimentos sociais de perspectiva revolucionária.
(atualizado em
27.06.2013)